7 virtudes cardeais

A Ordem DeMolay baseia os seus ensinamentos em sete princípios denominados Sete Virtudes Cardeais, ou seja, princípios que cada membro da Ordem deve trazer consigo. Os princípios são os de "amor filial", "reverência sobre as coisas sagradas", "cortesia", "companheirismo", "fidelidade", "pureza" e "patriotismo".

A virtude do amor filial simboliza o amor entre pais e filhos, que é aquele amor que já existia antes de nascermos. Um amor que permanece conosco por toda a nossa vida e nos seguirá até mesmo além do túmulo.

A segunda virtude simboliza a reverência sobre as coisas sagradas. Um jovem, ao ser iniciado nos princípios da Ordem DeMolay pela primeira vez, manifesta uma profunda e permanente fé em um vivo e permanente Deus. Sem esta simbólica fé e a graça de nosso Pai Celestial, nosso trabalho seria em vão.

A terceira virtude simboliza a cortesia, uma cortesia que transcende a amizade, uma cortesia que alcança o desconhecido, os idosos e a todos os homens. Um ato que traz um sentimento caloroso, um sorriso, e torna esta vida mais agradável para o próximo, pois ilumina o caminho diante de nós.

A virtude do companheirismo traz consigo a insígnia de que milhões de jovens se dedicaram aos mesmos princípios de boa filiação e de boa cidadania. Ser companheiro é ser sincero, agir sem "segundas intenções", é ajudar o outro DeMolay necessitado, quer seja em termo material, quer seja espiritualmente.

O quinto princípio, o de fidelidade, simboliza que um DeMolay não pode nunca, por motivo justificado ou não, ser falso a seus votos, suas promessas, seus amigos, seu Deus. Ele é chamado diariamente a defender os baluartes e preceitos da Ordem, de modo que nunca possa falhar como líder e como homem.

O princípio da pureza não significa somente a pureza do corpo a qual todos nós praticamos, mas a pureza de todos os pensamentos, palavras e ações. Somente com a pureza pode um DeMolay ser digno representante da pureza de nossos ensinamentos.

A última, porém não menos importante, é a virtude do patriotismo. Talvez nós nunca sejamos chamados a defender nossa Pátria no campo de batalha, porém cada dia apresenta novas oportunidades para nos firmarmos como bons e corretos cidadãos a serviço de nossa querida bandeira e de nossa reverenciada Pátria.

Fonte: http://www.demolaymg.org/index.php?sec=pags&id=13

Nenhum comentário:

Postar um comentário